OGF:Sobre o OpenGeoFiction

From OpenGeofiction Encyclopedia
Jump to: navigation, search
Available Languages
English (authoritative version)DeutschespañolFrançaisitalianoNederlandsPolskiportuguês (pt)简体中文RomânăРусский

OpenGeofiction: uma plataforma criativa para criar mapas ficcionais

O OpenGeofiction (OGF) é baseado na plataforma OpenStreetMap, o que quer dizer que todos os editores e ferramentas compatíveis com o OpenStreetMap podem ser utilizadas para construir o mundo ficcional do OGF. Este mundo desenvolve-se na contemporaneidade, portanto não existem nele orcs ou elfos, mas sim centrais elétricas, autoestradas e projetos residenciais. Também existem cidades antigas e pitorescas, belos parques naturais e praias isoladas.

Luciano Screenshot Free-to-Edit.png
Se gostarias de ajudar a criar este mundo:
  1. Cria uma conta através do link http://opengeofiction.net/user/new. Depois de verificares o teu email, podes começas a mapear imediatamente.
  2. Começa a mapear num dos países azuis do mapa global (imagem à direita). Estes países podem ser editados livremente por todos os utilizadores. Observa diferentes vilas e cidades e tenta criar uma tu mesmo.
  3. Depois de 7 dias, com uma quantidades significativa de edição num país azul, poderás:
Também poderás escolher ambas as opções e, claro, poderás também continuar a editar em países azuis. Ao solicitares um território próprio, lembra-te que o pedido deve ser aprovado pelo administrador, portanto deves esperar pela confirmação antes de fazeres qualquer edição nesse território.

Regras

Ser realista
  • Sê realista Sem fantasia, ficção científica, países "piada", etc. Ver OGF:Verisimilitude.
Ser original
  • Não fazer importações do OSM nem reproduzir mapas registados. Fazer alguma destas ações pode significar a tua expulsão da comunidade.
  • Não fazer cópias extensas da geografia do mundo real. Evita usar nomes de locais conhecidos, reais ou ficcionais. Nada de empresas ou organizações reais.
  • Todas as imagens da wiki — fotografias ou obras — devem ser de livre utilização, e devem apresentar o link da fonte e/ou informação dos direitos de autor. Todo o texto da wiki deve ser criação própria.
  • Não copiar edições de outros utilizadores sem a sua permissão.
Ser respeitador
  • Não editar os países de outros utilizadores ou alterar as fronteiras de países de outrém sem a sua permissão. Não escrever sobre os países dos outros na wiki sem a sua autorização.
  • Respeitar os oceanos seguindo as regras das fronteiras marítimas, criação de ilhas e linhas de navegação.
  • Não estender o teu país além da forma que este tem no mapa global. No caso de fronteiras com territórios não reclamados, manter as edições num raio inferior a 10 km da linha original.
  • Nada de sockpuppets: apenas é permitida uma conta por utilizador.
  • Nada de vandalismo nem conteúdos ofensivos ou insultuosos.
  • Não cries "impérios de papel" na wiki - evita a overwikification.
Ser ativo
  • Após um longo período de inatividade, o teu território poderá ser sinalizado como inativo. Se não houver nenhuma atividade ou não conseguirmos contactar-te nas semanas seguintes, o teu território será marcado como disponível e a tua conta será desativada.
Tem em conta que a violação destas regras poderá resultar na suspensão ou eliminação da tua conta.

Outros termos e condições

  • Ao participar no OGF, concordas que o teu conteúdo é publicado sob a licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike License (CC-BY-NC-SA 3.0). Claro que poderás escolher uma licença CC mais permissiva.
  • Não podemos assumir qualquer responsabilidade sobre recuperação de dados. São feitas capturas dos dados em intervalos regulares e podes aceder-lhes em http://opengeofiction.net/backup. Deves fazê-lo regularmente!
  • O OGF é uma experiência e não sabemos se funcionará a longo prazo. Acreditamos que o fator mais importante para o sucesso deste projeto será a disponibilidade de todos os participantes para cooperar no que seja necessário. Para além disso, lembra-te que consideramos o OGF como uma página web privada, mais do que um serviço público. Isso significa que, em última análise, a equipa de administração terá a palavra final em qualquer decisão. Todavia, esperamos nunca ter de usar esse poder.


Se tiveres algum problema ou mais alguma questão, não exites em contactar-nos enviando uma mensagem à equipa de administração ou através do email info@opengeofiction.net — vê também a nossa FAQ page para uma lista de (esperamos) úteis dicas para começares.